Comando Manual Especial – CMS
INSTALAÇÃO TÉCNICA NÃO INCLUSA NO VALOR DO PRODUTO
A Auto Mecânica Paulista instala e da assistência técnica no Comando Manual Especial.
DESCRIÇÃO
O Comando Manual Especial CMS é um acelerador e freio manual do tipo alavanca horizontal que teve sua origem nos EUA na década de 50. Hoje é o acelerador e freio manual mais usado pelos norte-americanos. Seu sucesso se deu não só pela robustez e otimização de espaço para as pernas, mas principalmente, pelo conforto que o mesmo proporciona ao ser utilizado. É também o equipamento mais usado pelas locadoras de veículos adaptados dos EUA.
O conceito de funcionamento é o sistema “abaixa-empurra”. Sua aceleração se dá quando o motorista abaixa a alavanca principal situada atrás do volante em direção ao assoalho do veículo, e para frear o veículo, esta mesma alavanca é empurrada em direção ao painel do veículo (para frente).
Construído em alumínio e com partes estruturais em aço carbono, possui um sistema de inversão de movimentos extremamente robusto que garante sua funcionalidade e também, as vantagens abaixo:
Maior conforto na aceleração: para acelerar o veículo, o motorista abaixa uma alavanca fazendo com que a força da gravidade o auxilie neste movimento, que se torna mais leve. Além disso, quando o motorista atinge a aceleração desejada, automaticamente, seu braço entra em descanso porque seu próprio peso já mantém o veículo naquela aceleração.
Maior autonomia em longos percursos: como o processo de aceleração é menos desgastante, o motorista consegue percorrer maiores distâncias sem ter que parar para um descanso.
Mais espaço para as pernas: o CMS possui somente duas hastes aparentes, contra três dos sistemas puxa-empurra. A inexistência desta terceira haste faz com que haja mais espaço para as pernas do motorista.
Mais saúde para as mãos: a ergonomia de aceleração deste equipamento exige muito menos das mãos do motorista. Esta vantagem evita que o motorista adquira “LER” (Lesão por Esforço Repetitivo) na mão que opera o equipamento com o passar do tempo.
Robustez, precisão e confiabilidade: seu funcionamento preciso, extremamente confiável e de baixíssima manutenção, são garantidos por sua natureza puramente mecânica, ou seja, não possui sistemas elétricos ou de comunicação sem fio, suas hastes de aceleração são rígidas e de aço carbono, dispensando a utilização de cabos de aço que costumam se romper com o uso contínuo.
Empunhadura para o lado esquerdo do volante: este é o lado mais indicado para as empunhaduras dos aceleradores e freios manuais. Estando nesta posição, estes equipamentos são operados pelo braço esquerdo do motorista com deficiência, liberando o braço direito para:
Iniciar o funcionamento do motor e acelerar o veículo ao mesmo tempo;
Iniciar o funcionamento do motor e frear o veículo ao mesmo tempo;
Acionar o freio de serviço do veículo e operar o freio de estacionamento;
Acionar o freio de serviço do veículo e operar a alavanca do câmbio;
Operar os comandos existentes no painel central juntamente com a operação de aceleração ou frenagem, tais como: rádio, ar-condicionado, ventiladores etc.
Observação Importante:
O Comando Manual Especial é um equipamento foi projetado de forma universal, portanto, para ser instalado em qualquer veículo (necessita de mão de obra especializada), pois as distância para a instalação são milimétricas e precisam ser calculadas e analisadas por um profissional gabaritado/qualificado e com ferramentas apropriadas para garantir a segurança originalmente desenvolvida pelo fabricante do veículo. Um equipamento mal projetado e/ou mal instalado, pode interferir na segurança de frenagem do carro em situação de emergência, principalmente com o desgaste natural do sistema de freio, podendo causar acidentes graves, por se tratar de um equipamento de segurança.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES
Não é indicado para quem possui alguma disfunção motora no ombro esquerdo, ou seja, o ombro esquerdo precisa estar com suas funcionalidades e mobilidade íntegras.
É possível a instalação em qualquer veículo.
Há a necessidade de que a instalação seja feita em uma assistência técnica autorizada.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Sr.(a) proprietário(a) do veículo que receberá um equipamento de dirigibilidade destinado ao uso de motoristas com deficiência.
De acordo com a PORTARIA N º 159, DE 26 DE JULHO DE 2017 do DENATRAN, e RESOLUÇÃO Nº 292 do CONTRAN, no campo de observação do CRV/CRLV deste veículo deverá constar a seguinte observação: ‘veículo para condução por pessoas portadoras de necessidades especiais’, para que sua documentação esteja de acordo com as exigências legais hoje em vigência.
Para a viabilização disto, os seguintes passos deverão ser efetuados:
1. O proprietário do veículo deverá solicitar previamente uma autorização ao órgão responsável pelo registro e licenciamento da localidade onde o veículo está ou será registrado (DETRAN ou CIRETRAN). Somente com esta autorização em mãos, o veículo poderá executar o passo seguinte;
2. O veículo deverá ser inspecionado por uma Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN (ITL), para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV);
3. O CSV emitido pela ITL mencionada no item anterior, juntamente com a nota fiscal dos equipamentos instalados no veículo, deverão ser encaminhados ao DETRAN ou CIRETRAN da localidade onde o veículo está ou será registrado para a regularização de sua documentação conforme o que define a lei.
Vale salientar que este procedimento é uma exigência legal e de responsabilidade do proprietário do veículo. Caso este procedimento não seja concluído na sua integra, o veículo e seu proprietário estarão sujeitos a penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para maiores informações:
• Consulte no site www.denatran.gov.br, a integra da PORTARIA 64 e a RESOLUÇÃO 292, preferencialmente a versão consolidada, ou;
• Consulte o DETRAN ou CIRETRAN da localidade onde o veículo está ou será registrado, ou;
• Consulte seu despachante de confiança.
INSTALAÇÃO TÉCNICA NÃO INCLUSA NO VALOR DO PRODUTO.
Garantia do Produto
Para a validade e eficácia da garantia do produto, o adquirente deverá, necessariamente, fazer a instalação do mesmo na Auto Mecânica Paulista; não sendo instalado o equipamento com o atendimento dessa exigência, ocorrerá a PERDA DA GARANTIA, independentemente de qualquer formalidade.
Observação Importante:
É um equipamento foi projetado de forma universal, portanto, para ser instalado em qualquer veículo (necessita de mão de obra especializada), pois as distância para a instalação são milimétricas e precisam ser calculadas e analisadas por um profissional gabaritado/qualificado e com ferramentas apropriadas para garantir a segurança originalmente desenvolvida pelo fabricante do veículo. Um equipamento mal projetado e/ou mal instalado, pode interferir na segurança de frenagem do carro em situação de emergência, principalmente com o desgaste natural do sistema de freio, podendo causar acidentes graves, por se tratar de um equipamento de segurança.
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